PDA

View Full Version : |Tutorial| Desenvolvimento de um Launcher para MuOnline Utilizando C++ Moderno e Boas Práticas



marcoquadros
06-10-2024, 11:36 AM
Olá, pessoal!


Meu nome é Marco e sou arquiteto de software, ao longo dos anos, aprendi muito com a comunidade de MuOnline e desenvolvedores, especialmente sobre programação,
produtividade, empreendedorismo e obviamente sobre MuOnline, minha area de atuação profissional é relacionada a desenvolvimento de softwares embarcados, utilizando C++.

Espero que com esse tutorial, tambem consiga aprender mais sobre o desenvolvimento para esse nosso jogo que marcou minha infância, e foi um dos motivos a querem aprender programação,
o que me fez chegar aonde estou hoje.
Agora, sinto que chegou a minha vez de retribuir e contribuir com o conhecimento que adquiri.


Neste tutorial, vamos explorar juntos o desenvolvimento de um launcher para MuOnline utilizando C++ moderno e boas práticas de programação.Vamos abordar desde a configuração
do ambiente de desenvolvimento até a distribuição do produto final.
Meu objetivo é apresentar pelo menos um tópico por dia, podendo ser em formato de texto ou vídeo. Espero que este material seja útil e que possamos aprender e crescer juntos.

A seguir, está o sumário do tutorial:

Devido à limitação de tamanho do post, continuarei escrevendo o conteúdo como respostas subsequentes e fornecerei links para as postagens que contêm o conteúdo completo. A partir do índice 5. Funções e Procedimentos, o material será apresentado dessa forma.



Introdução

Objetivo do Tutorial
Estrutura do Tutorial


Configuração do Ambiente de Desenvolvimento

Escolhendo o IDE: Visual Studio 2022
Instalando Ferramentas Necessárias (SDK, Bibliotecas)
Configuração do Projeto no Visual Studio
Estrutura de Pastas do Projeto


Fundamentos da Programação em C++

​Introdução à Linguagem C++
Tipos de Dados
Variáveis e Constantes
Operadores
Estruturas de Controle (if, else, switch)
Laços de Repetição (for, while, do-while)